O NaHO, tem como símbolo de perigo C, o eu quer dizer que é
corrosivo (em concentrações mais elevadas é inflamável). Tem como frases de
risco R34 e como frases de segurança S 26-37/39-45, pelo que pode provocar
queimaduras, por isso devemos usar luvas, e equipamento protetor para os
olhos/face adequados, e em contato com os olhos, lavar imediatamente e
abundantemente com água e consultar um especialista. Alem disso cada aluno deve tomar os
procedimentos adequados à salvaguarda da saúde e segurança de si próprio e dos
seus colegas, e que basicamente são:
1. Não entrar no
laboratório sem autorização de um docente.
2. Efetuar o trabalho
experimental como foi indicado. Não fazer nada que não seja parte de um
procedimento experimental previamente aprovado pelo docente responsável.
3. Preparar-se
convenientemente para executar a experiência. Ler e compreender o protocolo
experimental antes de o executar. Seguir as instruções do docente responsável.
Antes de iniciar uma experiência certificar-se de que se está a par de todos os
potenciais perigos dos reagentes, produtos e técnicas usadas. Certificar-se de
que se percebeu o que se vai fazer.
4. Nunca trabalhar sem a
supervisão de um docente.
5. Usar o equipamento de
segurança apropriado. O uso de bata é obrigatório. Se necessário e de acordo
com as instruções do docente responsável, deve ser usado outro equipamento de
segurança (neste caso luvas).
6. Saber a localização do
equipamento de segurança (chuveiros de segurança, extintores, caixas de areia,
mantas anti-fogo, etc.).
7. Saber o que fazer em
caso de emergência. O toque de alarme é considerado o aviso de uma situação de
emergência.
8. Atuar sempre de um
modo responsável no laboratório.
9. O corpo deve estar o
mais protegido possível devendo evitar-se roupas largas, sandálias ou tecidos
altamente inflamáveis. Nunca deixar que substâncias químicas contactem com a
pele.
10. Nunca provar qualquer
composto químico. O olfato só deve ser usado se for indicado pelo docente.
11. Desligar as fontes de
calor (por exemplo: chamas, placas eléctricas, mantas de aquecimento) quando
terminado o seu uso e nunca as abandonar quando em uso.
12. Ler os rótulos com
cuidado. A leitura do rótulo deve ser feita 3 vezes: antes, durante e quando
acaba a experiência. Da mistura de substâncias químicas podem resultar enganos
com consequências imprevisíveis.
13. É proibido fumar,
comer ou beber no laboratório.
14. Comunicar todos os
incidentes ao docente responsável, mesmo os mais pequenos e aparentemente
inofensivos.
15. Tratar os produtos
químicos convenientemente. Nada vai para o esgoto (exceto se, e quando, o
docente responsável fornecer indicação em contrário).
16. Nunca colocar os
reagentes não utilizados (sobras) no recipiente original, exceto se o docente
responsável fornecer indicação em contrário. Retirar apenas o necessário para
um recipiente devidamente rotulado e não contaminar o restante. Em caso de
dúvida consultar o docente responsável.
17. Limpar todos os
desperdícios imediatamente. As garrafas e frascos de reagentes devem sempre ser
limpos, caso o seu conteúdo tenha escorrido pelas paredes. Isto inclui a água.
18. Manter o local de
trabalho limpo e arrumado.
19. Nunca levar nada de
um laboratório sem o conhecimento e o acordo do docente responsável.
20. Andar e não correr,
por mais pressa que se tenha. Correr nos corredores ou nos laboratórios
representa um risco para o próprio e para as outras pessoas que podem
transportar consigo materiais perigosos.
21. Ter sempre cuidado ao
abrir e fechar portas, ao entrar ou sair dos laboratórios.
22. No final de um
trabalho experimental:
• Arrumar os reagentes:
os reagentes e solventes devem ser arrumados nas prateleiras e armários correspondentes
logo após o seu uso, com os rótulos virados para a frente;
• Todos os reagentes e
produtos sintetizados deverão estar rotulados
• Desligar o equipamento
usado .
• Limpar a bancada,
arrumar o material lavado e lavar as mãos (é preferível efetuar as limpezas e
arrumações após cada etapa de um trabalho. O material que conteve reagentes
perigosos deve ser enxaguado antes de ser posto de parte para a limpeza final).
23. Quaisquer problemas
médicos, alergias conhecidas ou medicação que possam pôr em risco a integridade
física do aluno ou dos seus colegas devem ser comunicados ao docente
responsável, que atuará em conformidade.
As regras citadas estão dentro de um protocolo de
biosegurança. O laboratório de
bioquímica possui como suporte equipamentos como espectrofotômetro,
banhos-maria, estufa, geladeiras para os kits bioquímicos, centrífugas, um
aparelho medidor de pH (phmetro) e microcentrífuga, bem como materiais como os
kits de reagentes, vidrarias, micropipetas, ponteiras, tubos de ensaio etc. as
aulas são programadas previamente pelo professor e posteriormente executadas em
grupos pequenos de alunos proporcionando um aprendizado efetivo. Sobre o tema
Biosegurança recomendo: Páginas 399/475 do livro – SUBTOMO I
DISCIPLINA IMUNOLOGIA E BIOQUÍMICA APLICADA. SILVA, Professor César Augusto
Venâncio da. 1ª. Edição – 2013 – Fortaleza – Podendo ser acessado no link:
http://pt.scribd.com/doc/123101862/LIVRO-FINAL-DE-BIOQUIMICA-capitulo-i -
1.4 – Procedimentos.
Iª Parte.
1. Encher 3 balões volumétricos com água da torneira.
2. Adicionar 5 gotas de um indicador diferente
em cada balão e numerá-los e identificá-la.
Nenhum comentário:
Postar um comentário