domingo, 27 de março de 2016

O NaHO, tem como símbolo de perigo C, o eu quer dizer que é corrosivo (em concentrações mais elevadas é inflamável).

O NaHO, tem como símbolo de perigo C, o eu quer dizer que é corrosivo (em concentrações mais elevadas é inflamável). Tem como frases de risco R34 e como frases de segurança S 26-37/39-45, pelo que pode provocar queimaduras, por isso devemos usar luvas, e equipamento protetor para os olhos/face adequados, e em contato com os olhos, lavar imediatamente e abundantemente com água e consultar um especialista.  Alem disso cada aluno deve tomar os procedimentos adequados à salvaguarda da saúde e segurança de si próprio e dos seus colegas, e que basicamente são:
1. Não entrar no laboratório sem autorização de um docente.
2. Efetuar o trabalho experimental como foi indicado. Não fazer nada que não seja parte de um procedimento experimental previamente aprovado pelo docente responsável.
3. Preparar-se convenientemente para executar a experiência. Ler e compreender o protocolo experimental antes de o executar. Seguir as instruções do docente responsável. Antes de iniciar uma experiência certificar-se de que se está a par de todos os potenciais perigos dos reagentes, produtos e técnicas usadas. Certificar-se de que se percebeu o que se vai fazer.
4. Nunca trabalhar sem a supervisão de um docente.
5. Usar o equipamento de segurança apropriado. O uso de bata é obrigatório. Se necessário e de acordo com as instruções do docente responsável, deve ser usado outro equipamento de segurança (neste caso luvas).
6. Saber a localização do equipamento de segurança (chuveiros de segurança, extintores, caixas de areia, mantas anti-fogo, etc.).
7. Saber o que fazer em caso de emergência. O toque de alarme é considerado o aviso de uma situação de emergência.
8. Atuar sempre de um modo responsável no laboratório.
9. O corpo deve estar o mais protegido possível devendo evitar-se roupas largas, sandálias ou tecidos altamente inflamáveis. Nunca deixar que substâncias químicas contactem com a pele.
10. Nunca provar qualquer composto químico. O olfato só deve ser usado se for indicado pelo docente.
11. Desligar as fontes de calor (por exemplo: chamas, placas eléctricas, mantas de aquecimento) quando terminado o seu uso e nunca as abandonar quando em uso.
12. Ler os rótulos com cuidado. A leitura do rótulo deve ser feita 3 vezes: antes, durante e quando acaba a experiência. Da mistura de substâncias químicas podem resultar enganos com consequências imprevisíveis.
13. É proibido fumar, comer ou beber no laboratório.
14. Comunicar todos os incidentes ao docente responsável, mesmo os mais pequenos e aparentemente inofensivos.
15. Tratar os produtos químicos convenientemente. Nada vai para o esgoto (exceto se, e quando, o docente responsável fornecer indicação em contrário).
16. Nunca colocar os reagentes não utilizados (sobras) no recipiente original, exceto se o docente responsável fornecer indicação em contrário. Retirar apenas o necessário para um recipiente devidamente rotulado e não contaminar o restante. Em caso de dúvida consultar o docente responsável.
17. Limpar todos os desperdícios imediatamente. As garrafas e frascos de reagentes devem sempre ser limpos, caso o seu conteúdo tenha escorrido pelas paredes. Isto inclui a água.
18. Manter o local de trabalho limpo e arrumado.
19. Nunca levar nada de um laboratório sem o conhecimento e o acordo do docente responsável.
20. Andar e não correr, por mais pressa que se tenha. Correr nos corredores ou nos laboratórios representa um risco para o próprio e para as outras pessoas que podem transportar consigo materiais perigosos.
21. Ter sempre cuidado ao abrir e fechar portas, ao entrar ou sair dos laboratórios.
22. No final de um trabalho experimental:
• Arrumar os reagentes: os reagentes e solventes devem ser arrumados nas prateleiras e armários correspondentes logo após o seu uso, com os rótulos virados para a frente;
• Todos os reagentes e produtos sintetizados deverão estar rotulados
• Desligar o equipamento usado .
• Limpar a bancada, arrumar o material lavado e lavar as mãos (é preferível efetuar as limpezas e arrumações após cada etapa de um trabalho. O material que conteve reagentes perigosos deve ser enxaguado antes de ser posto de parte para a limpeza final).
23. Quaisquer problemas médicos, alergias conhecidas ou medicação que possam pôr em risco a integridade física do aluno ou dos seus colegas devem ser comunicados ao docente responsável, que atuará em conformidade.
As regras citadas estão dentro de um protocolo de biosegurança.  O laboratório de bioquímica possui como suporte equipamentos como espectrofotômetro, banhos-maria, estufa, geladeiras para os kits bioquímicos, centrífugas, um aparelho medidor de pH (phmetro) e microcentrífuga, bem como materiais como os kits de reagentes, vidrarias, micropipetas, ponteiras, tubos de ensaio etc. as aulas são programadas previamente pelo professor e posteriormente executadas em grupos pequenos de alunos proporcionando um aprendizado efetivo. Sobre o tema Biosegurança recomendo: Páginas 399/475 do livro – SUBTOMO I DISCIPLINA IMUNOLOGIA E BIOQUÍMICA APLICADA. SILVA, Professor César Augusto Venâncio da. 1ª. Edição – 2013 – Fortaleza – Podendo ser acessado no link: http://pt.scribd.com/doc/123101862/LIVRO-FINAL-DE-BIOQUIMICA-capitulo-i    - 
1.4 – Procedimentos.
Iª Parte.
1. Encher 3 balões volumétricos com água da torneira.
2. Adicionar 5 gotas de um indicador diferente em cada balão e numerá-los e identificá-la.

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